terça-feira, 30 de junho de 2009

Khan el Khalili, a casa de chá egípcia.


Sabe uma daquelas coisas que acontecem por acaso e acabam virando programas melhores do que aqueles que combinamos com milênios de antecedência?
Pois é... Esse é o lado bom de se morar na Vila Mariana, o bairro é cheio de surpresinhas agradáveis.

Ha algum tempo atrás, ao me dirigir a recepção da academia, um pequeno folder bem colorido me chamou a atenção; com fotos de dançarinas de dança do ventre, comidas e bebidas coloridas e um ambiente muito bem decorado com temas egípcios (que aliás, vão desde a época faraônica até os tempos modernos, da pra observar até a interferência da colonização inglesa no "Salão Nobre").
Era a Khan el Khalili (Casa do Amado em árabe) de Jorge Sabongi.
Fato é que fiquei muito interessada em conhecer a tal casa de chá.
Ao acessar o site disponível no folder fiquei um pouco apreensiva, apesar de muito informativo o site é bem desorganizado e achar as informações que você está buscando se torna um processo um pouco demorado.

Mas indo ao que interessa, numa quarta-feira chuvosa no final de 2008 eu e alguns amigos do trabalho resolvemos conhecer a tal casa de chá depois do trabalho. Após pegar o metrô lotado até a estação Ana Rosa e descer correndo dois quarteirões da rua Dr. José de Queirós Aranha, chegamos a fachada discreta do Khan el Khalili.
Quem passa por lá e vê o lugar de fora não dá muito crédito, mas logo ao entrar sua percepção muda. O cheiro do lugar é típico, a decoração dos 15 ambientes é típica, as roupas dos funcionários é típica! Nunca fui ao Egito, mas mesmo assim me parece ser um pedacinho dele dentro do bairro da Aclimação.

Optamos pelo Ritual Oriental do Chá (R$35,00, mais o valor da apresentação de dança que varia entre os dias da semana) e então depois de escolher entre as salas com almofadas ou com sofás (o que me decepcionou um pouco, pois não há a possibilidade de escolher a sala com a decoração que você quer) vem a comida. Ah a comida! Eles levam a sério o conceito de fartura.
É o mesmo princípio de um café colonial, só que com a presença indispensável das delícias árabes. Bolos, pães, patês, sorvetes, salgadinhos, doces e é claro, chás quentes e gelados!
Tudo muito gostoso e em grande quantidade. Mas mesmo com tudo isso não deixe de pedir um chá sultana e experimentar o pão de erva doce da cesta de pães, guarde também um espacinho a mais para os docinhos árabes.
Se você curte ser hardcore com uma "imersão completa" peça o karkadeh egípcio, o chá tem literalmente gosto de Egito.

Para incrementar a experiência, no meio de tudo isso, também há as dançarinas que fazem uma apresentação impecável de dança do ventre (é, além de tudo o lugar é uma baita escola de dança do ventre! *Apresentações especiais aos domingos).

Tem também o café, onde você pede tudo a la carte.

Resumindo, recomendo altamente o Khan el Khalili para um programa diferente e sinestésico na cidade de São Paulo, para ir com a família, os amigos mais sossegados ou o companheiro.

* Tá a fim de fumar narguile, assistir apresentações de dança tradicional de Marcio Mansur ou tomar um caldinho de grão de bico? Passe lá!
Aberta de terça a domingo. Com apresentações de dança a partir das 19h.
R. Dr. José de Queirós Aranha, 320
Vila Mariana/Aclimação
Fones: 5575-6647 / 5571-3209 / 5571-3295 / 5549-7989


Um comentário: